Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

II Congresso de Peritagem de Arte

ICAE Brasil 2018 será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro o dia sábado 29 de setembro de 2018

Publicado por Gustavo Perino
há 6 anos

Alguns fatos na historia da Arte no Brasil: Nos anos 30 acontecia o primeiro congresso de Museologia e a fundação do IPHAN, em 1972 se criou a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco, nos anos 80 se iniciavam os estudos profissionais sobre restauração de obras de arte e nos anos 90 aconteciam os primeiros congressos sobre Conservação de obras de arte.

• Em 2018 será a primeira vez no Brasil que acontecem eventos onde a perícia moderna, tecnológica e interdisciplinar tem lugar: o ICAE Brasil 2018 é um evento único na América Latina, o congresso tem como foco o uso da ciência e tecnologia como aliadas do patrimônio cultural e do mercado de arte.

Resultado do interesse e a demanda dos profissionais das mais diversas disciplinas, o ICAE, tem como objetivo a confraternização e atualização dos profissionais de peritagem de obras de arte do Brasil e do mundo. No encontro teremos apresentações das mais avançadas tecnologias aplicadas à pesquisa e a participação de químicos, físicos, restauradores, historiadores, peritos grafotécnicos, advogados, especialistas e funcionários públicos, fazendo do ICAE um projeto único.

Fenômeno Mundial: este evento está alinhado a diversas ações que se realizam no mundo todo. O fato reflete um movimento crescente em busca de métodos alternativos para resolução de conflitos, sendo capaz de garantir a especialidade do julgador em temas cada vez mais transdisciplinares, como são, sem dúvida, os aspectos jurídicos do mercado de arte. Nesse sentido, no Brasil acaba de se iniciar uma pós-graduação em Pericia de Arte, regulamentada pelo MEC no Rio de Janeiro e São Paulo, um grande passo no sentido de profissionalizar o setor e mudar o cenário atual.

Sábado 29 de setembro de 2018 (das 8h às 18hs)

Sala Mario Tavares, Theatro Municipal de Rio de Janeiro

Ingressos exclusivamente no site www.icaebrasil.com.br

  • Publicações3
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ii-congresso-de-peritagem-de-arte/625903403

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)